top of page
Buscar

Joaquim Marçal - Passados, presentes e futuros na fotografia latino-americana.

  • Foto do escritor: I Simpósio Latino-Americano de Fotografia Rio
    I Simpósio Latino-Americano de Fotografia Rio
  • 18 de jul. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 19 de jul. de 2020

Coordenador da Biblioteca Nacional Digital do Brasil. Pesquisador da Biblioteca Nacional e curador, pela BN, do portal Brasiliana Fotográfica. Trabalha na instituição há mais de 35 anos, onde atuou como designer e chefiou a Seção de Promoções Culturais, a Divisão de Fotografia e a Divisão de Iconografia. Coordenou o projeto de resgate da coleção de fotografias doada pelo imperador d. Pedro II - hoje inscrita no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo, da Unesco.

Co-autor, com a bibliotecária Celia Zaher, do projeto do Laboratório de Digitalização da Biblioteca Nacional Digital. Bacharel em desenho industrial (ESDI/UERJ), mestre em design (PUC-Rio) e doutor em história social (IFCS/UFRJ), é professor agregado do Departamento de Artes & Design e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, e leciona no curso de pós-graduação lato sensu Fotografia & Imagem do IUPERJ/Universidade Cândido Mendes.

...

Curador de exposições, perito judicial em fotografia e artes gráficas e autor de ensaios sobre a história da fotografia, das artes gráficas e do design, é autor de "História da Fotorreportagem no Brasil - a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900" (Rio de Janeiro, Campus/Elsevier, 2004) e "Milan Alram" (Rio de Janeiro, Bazar do Tempo/Edições de Janeiro, 2015). É membro correspondente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais do Conselho Nacional de Arquivos/Conarq. Integrou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, da Unesco, representando a Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura.





 
 
 

Comentarios


bottom of page